quarta-feira, dezembro 06, 2006

Concerto extra: Psicadélicos no Circo

The Red Crayola, cuja figura central é Mayo Thompson, actuam no Theatro Circo de Braga no dia 16 de Dezembro, sábado, pelas 23h59, no seu Pequeno Auditório.
A estreia em Portugal para um dos mais originais criadores em som do último meio século americano, na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, é o pretexto perfeito para um concerto extra na programação do Theatro Circo deste ano.
O percurso dos The Red Crayola é dos mais coerentes e plurais das músicas marginais norte-americanas desde os anos 60. Primeiro enquanto fulcrais actuantes do movimento psicadélico, com duas das grandes obras desse período em “Parable of Arable Land” e “Godbless the Red Krayola and All Those Who Sail With It”; em colaborações com John Fahey; no disco a solo de Thompson, o tão esquecido quanto brilhante e alucinado “Corky's Debt To His Father”; as formações angulares, já com mais groove, dos discos dos anos 70 com os Art & Language; o regresso nos anos 90 de Thompson sob a égide dos Krayola, acompanhado pela nata de Chicago dessa década (Jim O'Rourke, David Grubbs, John McEntire, ...).
Todo o trabalho de Mayo Thompson se pauta por uma identidade ímpar, inabalável talento literário, visão única de métricas, instrumentação e estrutura de canções, capacidade de manter a cabeça e as ideias a funcionar, em constante desconstrução e curiosidade com forma e conteúdo. A recente edição de “Singles”, dos Krayola, serve de perfeita introdução e ideal compêndio para relembrar, descobrir ou assinalar a magnânime obra de Thompson, acompanhado por John McEntire (Tortoise, produtor de inúmeros projectos, engenheiro de som e proprietário dos lendários Soma Studios) e Tom Watson. Acaba de editar um novo disco, mais uma vez pela Drag City, intitulado “Introduction”. Concerto “genialmente” obrigatório, portanto.

Psychedelic-Rock
THE RED CRAYOLA
16 Dezembro, sábado, 23.59, PA
www.dragcity.com/bands.html
www.white-rose.net/redcrayola
10 €